domingo, 11 de abril de 2010

Válvula de Escape.

Tinha acabado de escurecer e o movimento no botequim era pouco, quando um homem, que pelo farrapo que vestia e o mau cheiro que exalava só podia ser um mendigo, sentou no enferrujado banco de aço do balcão.
-Traz um veneno!-ordenou com a voz mole e um tanto nasal de quem andou entornando. O homem do outro lado do balcão virou-lhe a cara enquanto limpava, com demasiada atenção, um copinho.
O mendigo, entendendo o que estava acontecendo, pegou algumas notas amassadas e as colocou no balcão de modo violento. Sem olhar o miserável nos olhos, trouxe-lhe a bebida e continuou trazendo, sempre mudo, enquanto o mendigo pegava as notas e as batia no balcão.
Pouco tempo depois, o pobre bêbado lamentava, em alto e bom som, como se falasse diretamente à alguém.
-Há algo errado nessa bebida. Não estou ficando torpe o suficiente para parar de me envergonhar por estar fazendo toda essa merda de gritaria.
Dos poucos que o viam e ouviam, tinha aqueles que cochichavam e riam dele, que enquanto se lamentava, tropeçava no chão sem obstáculos, e aqueles que o olhavam com desprezo.

***
Já era madrugada e o pobre miserável acordou sozinho na rua deserta do botequim, que estava fechado. Sentiu o asfalto úmido e gelado tocar seus pés descalços e percebeu que lhe tinham levado os sapatos e o pouco dinheiro que havia sobrado. Levantou-se. Com uma garrafa vazia na mão, náuseas e uma cabeça cheia e dolorida seguiu pela rua deserta e escura. 

4 comentários:

  1. quantos anônimos já não se viram nessa situação? E quantos ainda passarão por isso? E nós continuaremos a olhá-los com desprezo, como se fosse apenas um bicho imundo... sem alma, sem vida...

    ResponderExcluir
  2. Uma das milhões de valvulas de escape dessa vida; a bebida. Queria achar a minha, queria saber a sua. As vezes queria poder controlá-las.

    ResponderExcluir
  3. É realmente estranho olhar torto pra alguém tão próximo de mim. A diferença é que estava cheio de conhecidos do lado e um pouco mais de dinheiro...

    Quanto a saber a minha é fácil, apenas não é uma só... Eu bebo, eu fumo, eu minto, me isolo, escrevo, toco violão e etc...

    ResponderExcluir
  4. Às vezes eu tenho medo de você :S
    Mas você sabe o que eu sinto realmente por ti :D
    Quanto ao que escreveu...é lindo lendo,por ser um texto,mas intriga quando vemos que se trata de um ser humano,que sente,respira,tem uma história,em fim um ser que insiste de algum geito,viver...
    Ahh...você é muito mais do que
    "Eu bebo, eu fumo, eu minto, me isolo, escrevo, toco violão e etc"
    É o melhor amigo que eu pude ter,e isso realmente ninguém pode ter esse título pra mim,e você o tem:MEU MELHOR E MAIOR AMIGO!!!
    Te amo muito!!

    ResponderExcluir